Como avaliar um imóvel antes de comprar?

02 dez 2019

Como avaliar um imóvel antes de comprar? Confira:

Muitas pessoas não sabem como avaliar um imóvel antes de comprá-lo. Saiba que é de extrema importância analisar diversos pontos de um imóvel antes de adquiri-lo, como o valor por metragem, a localização, a infraestrutura e o acabamento da construção.

Com isso, pode-se ter certeza de que você está fazendo um bom negócio, em que o preço estará coerente com o imóvel em si. Além disso, é preciso pesquisar bastante cada detalhe para que não haja imprevistos no planejamento financeiro, como uma obra de emergência devido a algum problema estrutural do imóvel de que não se tinha conhecimento.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como avaliar um imóvel? Então, acompanhe a leitura deste texto e informe-se agora mesmo!

Veja a localização

Pesquise a localização do imóvel com cuidado. O ideal é que ele esteja perto do comércio, do transporte público e de outras lojas de utilidades do dia a dia, como farmácia, banco etc. É ainda recomendado que ele seja em um local de fácil acesso para o seu trabalho e a escola das crianças.

Além disso, tenha em mente que um imóvel bem localizado estará sempre valorizando no mercado imobiliário. Ou seja, caso você pense em vendê-lo no futuro ou colocá-lo para alugar, com certeza será muito mais fácil encontrar alguém interessado em uma ou outra opção.

Confira o preço médio do metro quadrado na região

Ao verificar o preço do imóvel, leve sempre em consideração o preço por metro quadrado em sua região. Desse modo, fica mais fácil comparar os preços entre diferentes empreendimentos.

As construções mais novas demandarão menos reformas e obras maiores. Com isso, elas podem ter um preço maior do que os imóveis mais antigos. No caso de um imóvel na planta, é possível negociar a aquisição por um preço mais acessível.

Analise o acabamento

É muito importante analisar o acabamento e a infraestrutura do imóvel de interesse. Para isso, observe o tipo de piso de cada quarto, veja as bancadas, confira o estado das paredes (para ver se não há indícios de infiltração), entre outros detalhes.

Com isso, pode-se ter uma ideia de gastos com reformas, ficando mais fácil entender e planejar o seu orçamento a fim de fazer uma escolha consciente e acertada em relação ao imóvel. 

No caso de um prédio ou condomínio, veja também a infraestrutura do local, se há piscina, área de lazer com churrasqueira, parquinho para as crianças, salão de festa etc. Já se for uma casa, analise o tamanho da área externa, se há varandas e jardim.

Verifique a documentação

Ao comprar de uma construtora, é essencial verificar se ela tem uma excelente reputação no mercado. Para isso, observe o histórico dela e veja se os compradores de outros imóveis tiveram algum problema, como o não recebimento das chaves, a documentação com erros, a falta de diálogo para resolver eventuais imprevistos etc.

Se você comprar direto com o proprietário, é preciso ter ainda mais cuidado. Confira os documentos dos proprietários, no caso de um casal, para saber qual é o tipo de regimento de bens que rege a união deles. Afinal, dependendo do caso, o imóvel pertence aos dois, logo ambos devem aprovar a venda e ter seus documentos estudados para saber se o imóvel pode mesmo ser vendido.

Certifique-se de que o imóvel se encontra com a sua matrícula atualizada (para isso, basta solicitar o documento no cartório de registro de imóveis). Veja também a certidão de ônus real e a certidão de situação fiscal. É indicado ainda obter uma declaração de quitação de débitos condominiais.

Com essas dicas, fica muito mais fácil e prático saber como avaliar um imóvel, não é mesmo? Lembre-se de contar com o apoio de uma imobiliária de renome no mercado para que você tenha todo o suporte necessário durante a procura e a negociação. Assim, evitam-se possíveis dores de cabeças e prejuízos financeiros.

Agora que você já sabe como avaliar um imóvel, que tal conferir quais são os melhores bairros para morar em Joinville? Veja e fique por dentro desse tema também!