Quer morar em Balneário Piçarras? Saiba 6 curiosidades sobre a cidade!

05 nov 2019

Quer morar em Balneário Piçarras? Saiba 6 curiosidades sobre a cidade!

Quando você escolhe em qual cidade quer morar, e até mesmo comprar um imóvel no local, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre esse município. No mínimo, isso vai ocasionar alguns assuntos para conversar com seus novos vizinhos. E você pode acabar descobrindo fatos muito curiosos.

Balneário Piçarras, em Santa Catarina, é conhecido por ser bem localizado e ter alta qualidade de vida. É uma cidade litorânea com população em torno de 17,5 mil habitantes, segundo censo de 2011. Seu IDH é de 0,789. Com uma área de menos de 100 km², dispõe 7 km de orla marítima.

Neste post, não queremos simplesmente falar sobre os dados geográficos e demográficos dessa cidade, mas mostrar que essa pequena cidade guarda alguns segredos inesperados. Então, vamos apresentar seis curiosidades que vale a pena conhecer, se você estiver pensando em morar ou investir em Balneário Piçarras. Confira!

1. Origem de Balneário Piçarras

Um dado importante que você precisa saber se vai morar em Balneário Piçarras, é como surgiu essa bela cidade.

O território que corresponde ao atual município começou a ser ocupado por volta de 1758. O território já pertenceu aos municípios de São Francisco do Sul, Itajaí e Penha. Apenas em 1963, o território se emancipou, tornando-se o município de Balneário Piçarras.

2. O nome de Balneário Piçarras

Você já se perguntou de onde vem esse nome?

Vários municípios recebem o nome de Balneário. Esse termo se refere a um conjunto de praias, geralmente associadas às águas consideradas medicinais.

Piçarra, por sua vez, é o nome de um tipo de rocha argilosa, encontrada com abundância no solo da região.

Vale a pena lembrar que o nome do município costumava ser apenas Piçarras. Ele foi alterado após um plebiscito realizado em 2005.

3. O Museu Oceanográfico Univali

O Museu Oceanográfico Univali, ou MOVI, abrigado por Balneário Piçarras, é considerado o maior dessa categoria em toda a América Latina. Ele reúne gigantescos acervos de conchas, invertebrados, peixes, mamíferos, aves marinhas, entre outros. Se você vai morar em Balneário Piçarras, o MOVI é uma excelente alternativa de programa para os dias livres.

4. Selo Bandeira Azul

Em 2018, Balneário Piçarras foi destacado como uma das seis cidades de Santa Catarina com as melhores praias no quesito balneabilidade (que atesta a qualidade da água e saneamento urbano). Assim, garantiu o selo internacional Bandeira Azul.

Não é só isso! Já faz alguns anos que a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina vem apontando que todas as praias da cidade são 100% próprias para banho. É um dos melhores índices do estado!

5. Celebridade da música

Quem gosta de música clássica vai achar interessante saber que Balneário Piçarras é a cidade natal de Raul Passos, pianista e maestro brasileiro com reconhecimento internacional.

Passos nasceu em Balneário Piçarras em 1983, e se apresenta em outros países desde 2008.

6. Outras curiosidades

Balneário Piçarras recebe o apelido de “namorada do Atlântico”, e já foi considerada a capital nacional do Jet-Ski.

Viu só? Morar em Balneário Piçarras pode ser uma experiência tranquila, e ainda a cidade oferece alguns segredos que só aumentam o seu encanto. Agora, que tal aproveitar para compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais?