Afinal, vale a pena investir em imóveis?

02 set 2019

Afinal, vale a pena investir em imóveis?

Ao contrário do que muitos pensam, investir em imóveis é considerado um dos negócios mais seguros que se pode fazer. Afinal, trata-se de um investimento que promove a segurança do patrimônio, tendo em vista que o mercado imobiliário está sempre em valorização devido à grande procura das pessoas por habitação.

Além disso, quem busca um lar para morar encontra no imóvel próprio mais liberdade financeira, uma vez que não tem a obrigação de pagar um aluguel mensal de moradia, por exemplo.

Logo, é um meio de trazer mais segurança em relação aos gastos da família. Além disso, é um tipo de bem que será passado para os descendentes, garantindo, dessa forma, um investimento rentável e de alta valorização a longo prazo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura e informe-se agora mesmo!

Segurança patrimonial

Por mais que o mercado imobiliário esteja abalado por questões da economia do país, um imóvel nunca perderá muito o seu valor. Isso acontece porque existe uma grande procura por pessoas que buscam uma moradia residencial ou por aquelas que querem começar um empreendimento e precisam de lojas comerciais.

Desse modo, configura-se como um ótimo investimento a ser feito, que proporcionará muita segurança do patrimônio do usuário, tanto no agora quanto no futuro. Ou seja, por mais que essa não seja a intenção em um primeiro momento, ele se torna um investimento que poderá trazer muitos frutos positivos com o passar dos anos.

Com isso em mente, saiba que esse tipo de negócio é seguro, ao contrário de outros investimentos feitos em renda variável, como a bolsa de valores, que é instável e imprevisível. Assim, evita-se frustrações e sofrimentos por perda do valor investido decorrente da falta de controle de um mercado financeiro volátil.

Valorização e preservação do valor investido

De acordo com o mercado imobiliário, ao comprar um imóvel, ele vai manter o seu valor de compra e venda ou se valorizar com o tempo. Isso significa dizer que se trata de um negócio bastante benéfico e que apresenta lucro e segurança sobre o valor investido.

Sendo, portanto, um negócio que atrai muitos investidores, tanto os que costumam empreender a mais tempo quanto os que estão iniciando os seus investimentos em áreas diversificadas. Dessa forma, é importante ressaltar o quanto a procura por imóveis é alta, o que resulta na movimentação constante de vendas e compras, fortalece o mercado imobiliário e gera dinheiro e satisfação patrimonial.

Deve-se, ainda, ter em mente que o valor do imóvel pode cair um pouco em reflexo da situação econômica do país em determinado momento, seja por questões políticas, da inflação, desemprego etc. Porém, mesmo assim, esse tipo de investimento ainda deve ser considerado, já que continua sendo um negócio rentável.

Afinal, a demanda por habitação ou por aluguel de lojistas costuma ser bem alta. Ou seja, há procura por imóveis até mesmo diante de crises na economia. Trata-se, portanto, de uma boa oportunidade para quem quer investir com segurança patrimonial.

Também deve-se observar o andamento do mercado para aproveitar ótimas oportunidades no presente, pensando futuro. Por exemplo, com uma crise na economia,os preços de imóveis podem reduzir bastante e pode-se comprar imóveis mais baratos e utilizá-los para locação, vendas ou incorporação no futuro quando o mercado retornar em alta.

Alta liquidez

O valor do imóvel está diretamente relacionado ao andamento da economia do país. Isso significa dizer que se trata de uma liquidez real que pode servir como moeda em diversos tipos de transações e negociações financeiras.

Portanto, pode-se fazer trocas, vendas e outros acordos utilizando o imóvel como recurso monetário. Nesse sentido, investir em imóveis demonstra, mais uma vez, o seu valor e rentabilidade de forma segura em longo prazo, devido à pouca desvalorização que ele sofre.

Liberdade quanto ao aluguel

Uma dor de cabeça muito presente na vida de várias pessoas é ter que pagar pelo aluguel da casa todos os meses. Esse dinheiro acaba se perdendo em algo momentâneo e que não agregará valor para os seus investimentos quando se pensa no decorrer do tempo.

Afinal, esse valor do aluguel poderia pagar um financiamento de um imóvel próprio que traria muitos benefícios no futuro, não é mesmo?

Ter um imóvel próprio traz uma grande vantagem para a segurança financeira da família, tendo em vista que não é preciso pagar aluguel. Logo, esse tipo de preocupação todo mês não existe.

O valor que seria acumulado para ter esse tipo de gasto pode fazer parte da renda familiar, auxiliando, dessa forma, no pagamento de outras responsabilidades e objetivos. Sendo, portanto, uma maneira de trazer mais rentabilidade, segurança e liberdade para quem realiza esse investimento no mercado imobiliário.

Renda mensal extra

Um outro grande benefício é que se pode alugar o imóvel caso ele não esteja sendo usado, seja ele residencial ou comercial. Assim, garante-se uma excelente oportunidade de renda extra todos os meses, o que otimiza a parte financeira da família.

Além disso, dá-se uma utilidade para o imóvel ocioso. No caso do imóvel em uma área com condomínio, por meio do aluguel evita-se o gasto com o pagamento do próprio condomínio.

Meios de aquisição com facilidades

Hoje em dia, não é preciso ter todo o valor do imóvel para adquirir um. Por meio de financiamentos ou consórcios pode-se assegurar a realização do sonho da casa própria.

No caso de utilizar o imóvel para alugar, o próprio pagamento do aluguel pode servir para ajudar a quitar as parcelas mensais do financiamento, por exemplo. Dessa forma, existe a possibilidade de o próprio imóvel pagar-se a longo prazo.

Ao investir em imóveis lembre-se de buscar apoio de uma incorporadora que ofereça um trabalho diferenciado no mercado imobiliário, com muita responsabilidade e comprometimento com o cliente. Desse modo, evita-se eventuais dores de cabeças, além de garantir um negócio que trará muita satisfação e segurança patrimonial para a sua vida.

Viu como investir em imóveis vale a pena? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos prontos para responder qualquer pergunta que você tiver!