Por que escolher um apartamento com suíte para morar?

12 ago 2019

Por que escolher um apartamento com suíte para morar?

Quem mora em um apartamento com suíte sabe o quanto esse pequeno diferencial na planta pode ser importante no dia a dia. Porém, e na hora da compra? Será que vale a pena investir em um imóvel com uma ou mais suítes?

Apesar de o conceito de suíte estar associado a conforto, essa é uma questão comum para quem está escolhendo um imóvel para comprar. A dúvida é compreensível, sobretudo, se levarmos em consideração que o espaço disponível em apartamentos deve ser utilizado com inteligência para aproveitar a metragem disponível. Nesse sentido, será que ter um banheiro exclusivo para um único dormitório realmente compensa?

É sobre esse tema que vamos falar neste texto! Então, continue com a leitura e descubra por que você precisa escolher um apartamento com suíte na hora da compra do seu primeiro imóvel!

Entenda as vantagens de ter uma suíte

Há quem acredite que quando o assunto são banheiros, vale a máxima do quanto mais melhor. Na verdade, é preciso buscar um equilíbrio entre o tamanho do imóvel, o número de moradores e o número de lavabos e banheiros. Em apartamentos, essa relação precisa ser bem planejada, uma vez que ampliações do imóvel não são possíveis e, dependendo da reforma, tampouco alterações na planta.

A indicação para apartamentos com dois ou três dormitórios é que tenham, pelo menos, dois banheiros. Em projetos antigos, era comum que o segundo banheiro fosse projetado na área de serviço, para atender aos funcionários do imóvel. Hoje em dia, essa prática está em desuso e a preferência é para que o segundo banheiro do imóvel atenda exclusivamente um dos dormitórios, formando uma suíte.

Essa mudança na planta dos apartamentos não foi feita em vão, ao contrário, ela partiu das demandas do estilo de vida das famílias contemporâneas. As suítes se consolidaram como uma forma inteligente de aproveitar o espaço e tornar os imóveis mais funcionais, facilitando a vida dos moradores.

Para entender como uma alteração tão simples no projeto de um imóvel pode fazer tanta diferença na vida das pessoas, dê uma olhada na nossa lista de motivos para priorizar apartamentos com suíte!

Mais praticidade no dia a dia

Imagine acordar no meio da noite para ir ao banheiro e tentar fazer o mínimo de ruído possível para não acordar sua companheira, que dorme profundamente. Se o banheiro do seu imóvel é um banheiro social, provavelmente, ele ficará localizado no corredor de circulação. Para chegar até ele, será preciso passar pela cama, tatear as paredes, tentar abrir a porta do quarto, chegar ao corredor, acender alguma luz e, finalmente, chegar ao destino.

Até lá, são inúmeras as chances de você, sem querer, acabar por chutar o pé da cama, tropeçar em um tapete, acender a luz errada e, sem querer, acordar os pets, a companheira e até as crianças. Por outro lado, se o dormitório for uma suíte, em poucos passos, será possível chegar ao banheiro, afinal, as portas de acesso são projetadas para ficarem próximas às camas. Dessa forma, as chances de causar qualquer inconveniente para os demais familiares são muito menores.

Se essa parece ser uma situação isolada, considere a praticidade de tomar banho estando a poucos passos do closet ou do guarda-roupa. Quem vive em um apartamento com suíte pode se dar ao luxo de ir para o banho sem levar consigo uma pequena bagagem, com roupas limpas para o pós-banho. Basta entrar no chuveiro sem nenhuma preocupação e aproveitar para relaxar.

Garantia de privacidade na própria casa

Quando o imóvel não dispõe de nenhuma suíte, tomar banho enquanto há visitas no apartamento pode ser bastante inconveniente. Afinal, não é uma boa experiência sair do banho e dar logo de cara com as visitas no sofá.

Nos apartamentos com suíte, isso deixa de ser um problema. Afinal, em vez de utilizar o banheiro social, que, geralmente, fica localizado em uma área de circulação próxima aos quartos e à sala, é possível utilizar o banheiro exclusivo do dormitório. Além de ser preservada a privacidade dos moradores, todos se sentem mais confortáveis, inclusive as visitas!

Maior comodidade

Todo imóvel onde vivem duas ou mais pessoas deveria ter, ao menos, dois banheiros. Afinal, não é nada agradável se deparar com um banheiro ocupado quando precisamos dele. Ter um lavabo pode ajudar, mas nem sempre é o suficiente para suprir as necessidades de uma família.

Em determinados períodos do dia, como pela manhã e no fim da tarde, dividir um único chuveiro pode transformar a rotina em um caos. Imagine ter que fazer um esquema de rodízio para evitar atrasos no trabalho e na escola? Para eliminar essa dor de cabeça, nada como ter, pelo menos, um segundo banheiro completo no imóvel.

Diferencial para quem tem filhos pequenos

Conforme os filhos crescem e passam a organizar a sua própria rotina, ter um banheiro para atendê-los passa a ser fundamental. No entanto, engana-se quem pensa que um apartamento com suíte não faz diferença na rotina de famílias cujos filhos ainda são pequenos.

Dar banho em uma criança em uma suíte é muito mais confortável e seguro. Utilizando o chuveiro ou a banheira nesse cômodo, fica fácil transferir a criança para um dormitório quente e seco, onde ela poderá ser trocada. Em um banheiro social, é preciso caminhar pelo imóvel com o bebê ou a criança, expondo-o a correntes de ventos em um momento do dia em que os pequenos estão vulneráveis.

Como podemos ver, a suíte pode ajudar muito os pais nos primeiros anos de vida dos filhos. Porém, ela é ainda mais importante durante a fase de lactação, quando os pais precisam acordar diversas vezes durante a noite para checar e alimentar o recém-nascido. Nessas ocasiões, contar com a praticidade de um banheiro no quarto faz toda a diferença.

Saiba como escolher o apartamento ideal

Como falamos neste texto, o imóvel ideal precisa fazer uso inteligente do espaço disponível — isso envolve ter, pelo menos, uma suíte. Porém, há outras questões nas quais o comprador precisa ficar de olho na hora de escolher o imóvel certo.

Pensando em inteligência, é importante que o espaço ofereça possibilidades de personalização. Assim, a família pode adaptar o projeto às suas necessidades sem quebra-quebra. Outra característica importante a ser considerada é o número de apartamentos por andar, bem como o número de andares do projeto. Quanto menor a quantidade de unidades, mais exclusivo o condomínio e maiores as chances de estabelecer boas relações de vizinhança!

Um exemplo de empreendimento com imóveis na planta e que atendem a essas características é o Unik 114 da construtora Investcorp Empreendimentos. O local conta com um projeto contemporâneo e elegante, que procura oferecer conforto e praticidade para seus moradores.

No Unik 114, as unidades são entregues com água quente na cozinha e nos banheiros, acabamento em gesso e preparação para a instalação de split. Há plantas de dois e três dormitórios, todas de apartamento com suíte. Para saber mais sobre o projeto, dê uma olhada na página do Unik 114!