O que um living de luxo precisa ter para ser perfeito?

24 jun 2019

O que um living de luxo precisa ter para ser perfeito?

Algumas tendências em decoração permanecem em alta por muito tempo, seja pela proposta diferenciada ou pelos benefícios que proporcionam. É o caso do living de luxo, um ambiente capaz de transformar qualquer residência e que vem se destacando como um diferencial em vários empreendimentos.

Portanto, se você faz questão de viver com conforto e qualidade de vida, precisa conhecer essa proposta de projeto e suas características. Para isso, basta acompanhar o artigo que preparamos sobre o assunto!

O que é living de luxo?

Para entender o conceito, precisamos deixar claro que living é, basicamente, a sala de estar de uma casa ou apartamento. Logo, o termo luxo surge quando o ambiente tem diferenciais que o tornam único. O objetivo, nesses casos, é compor um projeto de alto padrão, com qualidade em cada detalhe.

São várias as vantagens de construir ou comprar um imóvel com esse tipo de espaço. Por ser concebido na área mais social da casa, um living de luxo garante os seguintes benefícios:

  • mais comodidade: móveis confortáveis, bons tecidos e acessórios diferenciados deixam o lugar mais atrativo para receber amigos e familiares;
  • visual requintado: a estética sofisticada é obtida com o uso de produtos e materiais de excelente qualidade;
  • variedade de lazer: um cômodo luxuoso pode ter diferentes usos, o que permite aos moradores e convidados curtir bons momentos;
  •  otimização do espaço: o planejamento cuidadoso e a escolha criteriosa de cada elemento permitem aproveitar a área ao máximo;
  • valorização do imóvel: um ambiente especial não só torna a convivência dos proprietários mais agradável, como também valoriza a residência em uma possível negociação para venda.

O que um living de luxo precisa ter?

Com as vantagens já deu para ter uma ideia dos recursos que compõem uma sala luxuosa, certo? Para explicar melhor e tirar duas dúvidas, listamos alguns dos elementos que não podem faltar na composição de um projeto perfeito.

Bons revestimentos

Mais que proteger superfícies, os revestimentos têm a função de agregar informação à decoração. Em um living de luxo, os materiais nobres são prioridades. Madeira maciça, mármore e pedras são excelentes opções para cobrir paredes, pisos e até detalhes dos móveis.

Esses materiais podem ser complementados com produtos inspirados nas principais tendências. Hoje, é possível encontrar ladrilhos, cerâmicas, porcelanatos e até papéis de parede com desenhos e padrões que harmonizam com diferentes estilos decorativos.

Mobiliário confortável

Sofás volumosos, poltronas aconchegantes e cadeiras duráveis estão entre as peças preferidas em uma sala de luxo. O ideal é optar por modelos com partes estofadas, que proporcionam mais conforto ao toque. Os estofados devem combinar com as cores escolhidas para o projeto.

Muitos ambientes, inclusive, contam com peças desenvolvidas e assinadas por designers renomados. Vale a pena investir na solução para obter um espaço elegante e cheio de conceito.

Iluminação adequada

Outro destaque dos livings de luxo é o projeto luminotécnico. Por se tratar de um ambiente com proposta diferenciada, é comum que tenha uma iluminação mais completa e adequada ao uso do espaço. Ou seja, além da luminária central que costuma clarear o recinto, são adicionados novos pontos de luz.

Spost embutidos no piso, fitas de LED em sancas trabalhadas e arandelas nas paredes complementam o visual. Também é comum a distribuição de luminárias e abajures em áreas estratégicas, a fim de manter o ambiente mais aconchegante e propício para o relaxamento.

Peças requintadas

Cortinas de veludo, tapetes gigantes e lustre de cristal? Sim, peças como essas são protagonistas em uma decoração luxuosa. Elas valorizam o ambiente, agregando personalidade e muita sofisticação.

Itens menores e que funcionam como acessórios também são bem-vindos. Bons exemplos são as obras de arte (conforme gosto do proprietário), quadros com fotografias, esculturas, floreiras exuberantes e até elementos colecionáveis — que podem ficar expostos em nichos, painéis e prateleiras.

Tecnologia

Um living que carrega o conceito de luxo também precisa de recursos para entreter os usuários. Um grande aparelho de TV e caixas de som são básicos para uma maratona de cinema em casa, por exemplo. O lazer é tão importante que alguns projetos são complementados com a proposta de home theater.

Ainda falando de aparatos tecnológicos, vale investir em automação residencial. A solução integra recursos da composição a equipamentos inteligentes para melhorar a experiência das pessoas e trazer mais comodidade ao dia a dia.

E então, ficou com vontade de desfrutar de um living de luxo para descansar ou se divertir ao lado de pessoas queridas? Lembre-se de que você tem a possibilidade de adquirir um imóvel pronto e equipado com esse tipo de ambiente.

Antes de propor uma negociação, aproveite o nosso próximo conteúdo e saiba como ter a certeza de que você escolheu um imóvel com a construtora certa!