Quais as 8 maiores vantagens de comprar apartamento na planta?

13 mai 2019

Quais as 8 maiores vantagens de comprar apartamento na planta?

Livrar-se do aluguel ou só mudar para um local melhor é o sonho de muita gente. Mesmo assim, investir em algo que não está ainda 100% construído pode parecer incerto. Se é o seu caso, você está no lugar certo para tirar suas dúvidas e descobrir as maiores vantagens de comprar apartamento na planta.

A dúvida se vale a pena mesmo entrar nesse negócio é capaz de tirar o sono de várias pessoas, especialmente quando a situação envolve a família. Por isso, é preciso analisar as possibilidades com cautela.

Continue conosco e conheça a nossa seleção de 8 vantagens de comprar apartamento na planta!

1. Aproveitar a valorização do imóvel

Ao contrário do que muitas pessoas tendem a achar — sobretudo quando se está pensando em comprar apartamento na planta pela primeira vez —, trata-se de um investimento altamente proveitoso. Seja para morar, seja para negociar no futuro, o ganho do investidor é certo, ainda mais se o imóvel for localizado em um bairro valorizado.

Por outro lado, caso o empreendimento seja em uma área em expansão, é necessário observar se a infraestrutura urbana está sendo estabelecida de maneira satisfatória no entorno. O surgimento de equipamentos como redes de transporte, escolas e shopping centers é um ótimo sinal de que a região vai ficar em evidência em um futuro próximo.

Após finalizado, a tendência é que o imóvel fique bem mais caro do que na época da construção, o que significa que você dificilmente vai conseguir aproveitar o mesmo preço de antes.

2. Obter melhores condições de pagamento

Se você economizou tudo que podia durante muito tempo e está disposto a fazer um pagamento à vista, o abatimento dos juros torna o negócio ainda mais vantajoso!

No entanto, essa não é a realidade da maioria dos interessados em um novo imóvel. Isso não quer dizer que você jamais vai ter condições de realizar seu sonho. É outra das grandes vantagens de comprar imóvel na planta: as construtoras costumam ser flexíveis durante a negociação ao oferecer boas condições de pagamento, que cabem nos mais diversos orçamentos.

Entre essas possibilidades flexíveis, as mais comuns são o parcelamento do valor de entrada e a programação de parcelas do financiamento, que variam muito de acordo com a opção escolhida pelo consumidor.

3. Programar a mudança com tranquilidade

Os dois ou três anos que a construtora vai levar para finalizar as obras podem parecer tempo demais, mas isso também é um benefício muito importante. Para começar, as chaves do imóvel vão ser entregues apenas ao final da construção e, enquanto isso, o proprietário não fica comprometido com gastos tais como taxa de condomínio e IPTU.

Além disso, esse tempo pode ser usado para pesquisar e contratar um projeto de arquitetura de interiores, que vai deixar tudo com o jeito da sua família, desde acabamentos até os móveis planejados. Outro ponto interessante é verificar com antecedência os novos trajetos para chegar ao trabalho, levar os filhos à escola e quais comodidades existem nas proximidades.

Portanto, não se preocupe: quando chegar o momento da mudança, você vai agradecer por ter existido esse período de planejamento.

4. Personalizar cada espaço

Uma das vantagens de comprar um imóvel na planta que rapidamente se torna decisiva para a tomada de decisão de muitas pessoas é a chance de personalizar seu futuro espaço — desde a etapa de construção do edifício.

Isso se deve ao fato de que aplicar os revestimentos, fazer adaptações na distribuição interna e instalar os sistemas de iluminação e de automação dos sonhos é muito mais fácil quando não tem ninguém vivendo no espaço ainda. É uma comodidade que evita contratempos, desde limpar a sujeira em excesso a todo momento até complicações de saúde.

Por fim, chegar no apartamento todo pronto e apenas ter o trabalho de colocar cada coisa em seu lugar é menos cansativo e permite usufruir de tudo muito mais rápido.

5. Ter mais segurança na documentação

Quem não conhece alguém que teve a maior complicação na hora de resolver a papelada ao comprar um imóvel que já passou por muitos proprietários? No caso de comprar um imóvel na planta, você trata diretamente com apenas alguns poucos agentes — o corretor, a construtora, o banco. Apesar da burocracia envolvida, é notável a maior agilidade no processo.

O raciocínio é semelhante com a compra de um carro zero: o bem chega sem problemas de dados incompletos, atrasos de pagamentos de impostos que impedem a ocupação, erros de registro perante aos órgãos competentes etc. Tudo isso é dor de cabeça que você evita!

Outro cuidado que você pode tomar é buscar uma incorporadora que tenha nos documentos do empreendimento o número do Patrimônio de Afetação. Isso garante que você não tenha riscos de ser surpreendido pela indisponibilidade do bem no momento de registro do imóvel.

6. Usufruir da modernidade das instalações

Imóveis antigos, sem dúvida, podem ser excelentes em vários aspectos. Mas uma das maiores vantagens de comprar apartamento na planta é a possibilidade de usufruir de acabamentos, estruturas, instalações hidrossanitárias e elétricas recém-instaladas.

Isso porque apartamentos novos, desde que construídos com os devidos cuidados e atenção a normas e padrões de qualidade, requerem muito menos gastos com manutenção, tanto a curto quanto a médio prazo. Além do mais, chegar em um apartamento com tudo novo e nunca usado é uma das melhores sensações de comprar um apartamento na planta!

A maioria dos novos empreendimentos que começaram a ser construídos muito recentemente ou nos últimos 5 anos conta também com instalações muito mais seguras e sustentáveis. É o caso dos circuitos elétricos divididos de forma inteligente, aquecimento de água eficiente, gás canalizado para a cozinha, pontos de internet e TV a cabo facilitados, dentre outros.

7. Realizar um investimento de alta liquidez

Mesmo com a recente crise, o mercado imobiliário continua tendo alta liquidez, principalmente com relação a imóveis comprados na planta.

Ainda que o retorno do rendimento não seja tão rápido quando em comparação com outros tipos de transações, a constante procura por apartamentos novos e sem vícios causados por antigos moradores mostra que negociar um imóvel nessas condições é uma excelente alternativa para resolver problemas financeiros que possam vir a ocorrer.

8. Morar em um espaço bem aproveitado

Embora os novos apartamentos costumem ter área menor do que os de décadas anteriores, é inegável o quanto a arquitetura e a engenharia evoluíram de modo a poder compor espaços muito mais proveitosos e confortáveis.

Bons exemplos dentro dos apartamentos são as varandas gourmet bem conectadas com a cozinha e os ambientes reversíveis, sem prejuízos ao sistema estrutural. Já nas áreas comuns, o conforto e a praticidade são prioridades, entregando aos futuros proprietários desde salões de festa, churrasqueira, piscina e academia até espaços para reuniões de trabalho, spa e cinema.

Para que todas essas vantagens de comprar apartamento na planta sejam reais, é fundamental procurar uma incorporadora bem estabelecida no mercado e verdadeiramente confiável.

A Investcorp é uma incorporadora especializada em comercializar imóveis de alta qualidade, com segurança para o seu investimento, flexibilidade nas negociações e foco constante nas necessidades do consumidor.

Gostou de conhecer as 8 maiores vantagens de comprar apartamento na planta? Pronto para investir? Ainda com dúvidas? Saiba mais sobre nossas oportunidades e condições entrando em contato conosco!