Como ter certeza que escolhi um imóvel com a construtora certa?

25 fev 2019

Comprar um bem de alto valor como um imóvel é uma grande decisão que, geralmente, vem acompanhada de muita expectativa pelo fato de ser a realização de um sonho. Por isso, é preciso que esse processo seja feito com calma e somente depois de muita pesquisa, principalmente com relação à escolha da construtora certa.

No caso da aquisição de imóveis na planta, em construção ou recém-finalizados, avaliar a construtora é fundamental. Afinal, nesses casos, não tem como saber se o imóvel será entregue no prazo, ou se segue os padrões pelos quais você está pagando.

No entanto, com alguns cuidados e busca de informação, é possível ter certeza de que escolheu a construtora certa. Existem empresas de confiança e que prezam pela qualidade. Você só precisa encontrá-las e depois aproveitar o novo lar sem preocupações. Confira!

Verifique o histórico da empresa

A primeira atitude que você deve ter antes de negociar com qualquer empresa é verificar se ela tem autorização para oferecer os serviços e produtos em questão. No caso das construtoras, procure saber se ela tem as devidas autorizações para funcionar e checar se documentação das obras está no Cartório de Registro de Imóveis.

Depois, uma busca pela internet pode ajudá-lo a descobrir se a empresa está envolvida em algum tipo de irregularidade. Nas redes sociais, veja as avaliações de clientes atendidos. Além disso, os órgãos de defesa do consumidor são fontes para saber sobre reclamações atendidas ou não.

Dessa forma, você entenderá se está lidando com uma construtora séria ou uma que já se envolveu em situações que prejudicaram compradores.

Analise o comprometimento e transparência

Uma construtora comprometida atende os clientes de forma excepcional e oferece seus produtos com o máximo de transparência. Além da planta do imóvel, ela também pode divulgar detalhes em folders, sites, redes sociais, showroom e maquetes para que você compreenda completamente o que está comprando.

Ademais, no processo de negociação, ela precisa deixar claro qual o padrão da construção e dos acabamentos, prazos, garantias e todos os detalhes com relação ao pagamento.

Confira a qualidade das obras entregues

Você já está seguro, pois a construtora está regularizada, não tem reclamações sobre ela nos órgãos de defesa do consumidor e é bem avaliada nas redes sociais. O próximo passo agora é conferir a qualidade das obras já feitas pela empresa.

Para isso, requeira o registro do imóvel e solicite aos proprietários, ou à própria construtora, uma visita técnica. Analise se a obra final está nos padrões estabelecidos na documentação e com o que foi anunciado.

Veja se os acabamentos são de qualidade, se tudo foi bem executado; pergunte aos moradores sobre alguns detalhes, como se há vazamentos, se atendeu a expectativa deles e como foi o atendimento até o final.

De certa forma, essa etapa complementa as duas primeiras dicas, sobre histórico e comprometimento. Mas estando diretamente no local, você consegue entender melhor a maneira de trabalho da empresa.

Caso a construtora seja nova e não tenha entregue nenhum empreendimento, então é importante se atentar às dicas anteriores e também às questões financeiras, como destacado a seguir.

Pesquise sobre a solidez financeira

Outro aspecto interessante para pesquisar é a condição financeira da construtora. Procure saber se ela tem dívidas nos bancos ou qualquer outra pendência nesse sentido, inclusive com os fornecedores da obra. Os bancos, por meio dos balanços anuais, podem fornecer essas informações.

Construtoras com problemas financeiros podem vender um padrão de construção, mas utilizar materiais de qualidade inferior ou atrasar a entrega devido à pouca mão de obra. Além disso, em casos mais graves, ela pode decretar falência antes da conclusão do imóvel.

Esse cuidado é ainda mais importante se pretende fazer um financiamento imobiliário, já que as instituições financeiras só aprovam o crédito para empresas em boas condições econômicas.

Verifique as certificações

Existem diversas certificações na área da construção civil que asseguram que a empresa siga padrões de gestão, qualidade, sustentabilidade, segurança, entre outros. As melhores construtoras são certificadas e seguem sistemas mundialmente reconhecidos.

Existe, por exemplo, o ISO 9000 de Gestão de Qualidade, o ISO 14001, que atesta práticas ambientais, e várias outras técnicas de construção e design internacionais que as melhores construtoras seguem.

Converse com clientes anteriores

Uma excelente forma de entender com quem se está negociando é conversando com clientes anteriores. Caso não tenha feito isso na fase da visita a obras prontas, faça assim que possível! Eles são as melhores fontes de informações, pois não têm nenhum tipo de vínculo empresarial ou de negócios. Falarão com você como pessoas que já estiveram na sua posição.

Lembre-se de perguntar sobre o cumprimento de prazos, qualidade dos materiais, como foi o processo da construção, vistoria e entrega das chaves.

Avalie a qualidade do atendimento

Comprar um imóvel exige uma relação de confiança e, se a empresa não fornece um bom atendimento, fica difícil tirar dúvidas e esclarecer detalhes durante todo o processo. Mau atendimento pode significar falta de comprometimento e transparência, portanto, fique atento.

Avaliar essa qualidade é fundamental em casos da aquisição de imóveis na planta ou em construção. Existirão diversos momentos em que haverá a necessidade de esclarecimentos referentes ao andamento da obra. Se a empresa tiver um bom atendimento, você terá uma relação tranquila, do momento da assinatura do contrato até a entrega das chaves.

A construtora certa é aquela que pode disponibilizar o máximo de informações sobre a obra, sempre com bastante comprometimento com a sua satisfação. Além, é claro, de estar em dia com a justiça e em boas condições financeiras. Esse processo talvez pareça um pouco trabalhoso, mas é fundamental para garantir que você faça o melhor negócio e realize o sonho de um apartamento novo.

Nesse sentido, a Investcorp é uma excelente opção. Atuando como construtora e incorporadora, ela oferece prédios com acabamento gold e áreas comuns mobiliadas. Tudo isso com transparência nos processos e metodologias de qualidade, como o ISO 9000. Ela garante a entrega da obra por fazer toda a captação de recursos antes de iniciar a construção.

São várias características positivas e que a colocam como a construtora certa para seu investimento, não é mesmo? Entre em contato e saiba mais sobre os empreendimentos, lançamentos e obras entregues.