O que avaliar antes de comprar um imóvel? A gente explica!

11 fev 2019

Sem dúvida, comprar um imóvel é um investimento certeiro. Mas necessita-se de muito planejamento e cuidado para que a transação seja bem-sucedida. Afinal, em se tratando de uma aquisição desse porte, não dá para agir por impulso e fechar negócio com qualquer empresa.

Além do planejamento financeiro, é preciso avaliar também uma série de critérios que envolvem a segurança da obra, como o padrão do imóvel e a documentação em dia. Para ajudar na sua decisão, preparamos este post com os fatores que você deve considerar antes da compra. Vamos lá!

Saiba exatamente o que procura

Ter certeza do tipo de imóvel que está procurando facilita muito sua busca. Por isso, antes de fazer o primeiro contato com a imobiliária, use seu tempo de forma inteligente, refletindo sobre o modelo de apartamento ideal para você e sua família, ponderando seus interesses pessoais e a rotina familiar.

Pense também em questões mais práticas, como o bairro de preferência, a metragem do imóvel, o tamanho e a divisão dos cômodos, o padrão de acabamento, a infraestrutura do condomínio... Isso vai ajudar os corretores a apresentarem propostas que, de fato, tenham a ver com seu perfil.

Analise o padrão do imóvel

Se você estiver fechando negócio com uma incorporadora reconhecida, certamente não terá problemas com o padrão do apartamento. Empresas especializadas nesse ramo sempre priorizam a estrutura e o acabamento da obra a fim de garantir o máximo conforto e a segurança dos moradores.

Se você encontrou mais de um imóvel que corresponda ao que você procura, leve em consideração a qualidade e acabamentos para decidir qual melhor se adéqua a sua família. Às vezes um imóvel um pouco mais caro pode ser mais vantajoso do que outro mais barato, mas que você terá que investir depois em consertos e melhorias.

Se a ideia é comprar um imóvel pronto para morar, é importante fazer visitas minuciosas ao local, avaliando não só a qualidade dos acabamentos e das instalações, mas também o acesso ao bairro e a dinâmica do condomínio. Em caso de imóveis comprados na planta, fique atento ao prazo de entrega da obra, que deve estar claro em contrato.

Priorize a localização da propriedade

Pensar na localização do imóvel é um pré-requisito na escolha, pois envolve diretamente questões como a segurança do local e a infraestrutura do bairro. Lembre-se de que o conforto e o bem-estar da sua família devem vir em primeiro lugar.

Priorizar a localização é muito importante também caso você pense em fazer um investimento imobiliário, alugando ou revendendo a propriedade no futuro. Se for essa a intenção, jamais compre um imóvel em um bairro desvalorizado, de difícil acesso ou sujeito a catástrofes ambientas.

Verifique o contrato e a documentação

Quando decidimos comprar um imóvel, é normal priorizar alguns fatores, como a já citada localização e a qualidade de vida no bairro. Mas é imprescindível focar também nos detalhes contratuais da transação, bem como verificar se a documentação da propriedade está em dia. Então nada de assinar a papelada por impulso, ok?

Confira se todas as informações do financiamento estão detalhadas no contrato, especificando-se a forma de pagamento, o valor da entrada e o número de parcelas definidas, com correções mensais. Preste atenção também nas taxas cartoriais, como as despesas de transferência (ITBI), tabelionato e registro de imóveis, que normalmente ficam a cargo do comprador.

Fique atento à reputação das incorporadoras

Com as dicas anteriores, vai ser fácil encontrar o apartamento dos sonhos. Porém, para fechar o negócio sem medo, é essencial pesquisar a reputação da incorporadora para ter certeza de que está fazendo uma compra idônea.

Pesquise informações no site oficial da empresa e não deixe de visitar o local, conhecendo de perto o padrão das obras comercializadas. Dessa forma, você terá a confiança que precisa para comprar um imóvel, valorizando seu patrimônio e garantindo o bem-estar da sua família!

E você? Já decidiu que tipo de imóvel está procurando? Aproveite e conte para a gente nos comentários!