Por que e como ter um apartamento sustentável? Saiba agora!

03 dez 2018

Por que e como ter um apartamento sustentável? Saiba agora!

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Se antes apenas empresas buscavam diminuir seu impacto no meio ambiente, agora a população, em geral também busca práticas com esse objetivo em casa. O resultado é o assunto chegando com força à construção civil que responde oferecendo prédios e apartamentos sustentáveis.

O termo abrange três dimensões: social, ambiental e econômica. Ou seja, um prédio sustentável precisa diminuir seu impacto ambiental, causar um benefício social e ser viável economicamente.

Assim, muitos edifícios oferecem, por exemplo, a energia solar e cisternas para captação de água. Essas medidas reduzem os custos fi nanceiros dos moradores que não precisam pagar pela água e luz, por exemplo, tornando o investimento inicial viável em médio prazo.

Existem muito outros benefícios e formas de se ter um apartamento sustentável. Saiba mais agora!

Por que escolher um imóvel sustentável?

Escolher um imóvel sustentável significa morar em um lugar que contribui não só para a preservação da natureza, mas que foi construído com otimização de processos e materiais. As medidas começam já na construção. Com boas práticas ambientais, a obra produz menos lixo, economiza água e energia, prefere fornecedores locais, materiais recicláveis ou feito deles, entre outras medidas.

O imóvel pronto pode apresentar diversas soluções que impactarão, além do meio ambiente, o bolso dos moradores. Alguns exemplos: placas fotovoltaicas que geram a energia do condomínio, levando a diminuição da conta de luz. Para economizar água, cisternas armazenam a da chuva para utilizar em banheiros e limpeza de garagem. Jardins verticais e telhados verdes ajudam na climatização dos ambientes por diminuírem a temperatura da região.

A sustentabilidade também incentiva a inovação e, agora, já é possível, por exemplo, encontrar prédios com paredes flexíveis: que podem ser mudadas de local facilmente, com menos sujeira, lixo e custo. Existem, ainda, edificações que geram eletricidade pelo próprio  movimento do elevador.

Para manter a sustentabilidade na técnica construtiva, as construtoras utilizam de materiais que produzem menos lixo e práticas que otimizem os recursos financeiros. Já no projeto, se dá preferência para alguns padrões e formas de construir que diminuem não apenas os custos, mas também o tempo da obra. Por exemplo: portas e janelas em tamanhos padrão evitam a necessidade de customização de esquadrias, facilitando a fabricação e a entrega dos materiais.

Todas essas atitudes têm se mostrado economicamente vantajosas, além de contribuir socialmente com o nosso planeta.

Como tornar seu apartamento sustentável?

Economize água e luz

Ao economizar água e luz, você estará contribuindo para a manutenção deste bem precioso. Comece reaproveitando a água da máquina de lavar roupas para a limpeza da casa. Ao lavar louça, abra a torneira apenas no momento do enxágue. Banhos menos demorados e vasos sanitários com descargas com volumes de água diferentes também ajudam.

Para economizar luz, troque suas lâmpadas pelas de LED, desligue os equipamentos que não está usando e aproveite mais a luz natural, preferindo cortinas mais claras. 

Separe o lixo e use a composteira

Você pode diminuir bastante a sua produção de lixo se começar a separar os recicláveis. Papel, plástico, metal e vidro podem ser entregues a uma coleta seletiva. Em casa você só precisa de um balde para colocar os itens recicláveis separados dos demais.

Para o restante dos resíduos, que tal usar a composteira? Hoje em dia, existem modelos pequenos e práticos, sem cheiro e sujeira. Restos de vegetais, casca de ovos, sobras de comidas e até tecidos naturais podem ser descartados na composteira e virar um rico adubo para suas plantas.

Como você viu, mudanças simples na rotina podem fazer com que se contribua com o meio ambiente e tenha um apartamento sustentável. Esse tema é uma tendência que tem, inclusive, valorizado os imóveis. Então, ao comprar ou investir em um apartamento, fique atento às prática sustentáveis do projeto da obra.

Que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e mostrar aos amigos que, aos pouquinhos, é possível construir um mundo melhor para se viver?